BREVE HISTÓRIA DA ACIAC

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Carangola – ACIAC foi idealizada por um grupo de empresários carangolenses, no ano de 1934. A ideia visionária para criação de uma associação de classe surgiu em uma reunião realizada no Clube Recreativo Carangolense, no dia 21 de janeiro de 1934, onde 73 empresários e comerciantes locais deliberaram sobre o assunto.  O chefe do escritório da empresa Barbosa & Marques, Ercílio Hosken, falou sobre a finalidade e necessidade da criação de uma associação de classe para o fortalecimento do comercio local e regional. Ao final da reunião foi formada uma comissão, composta pelos senhores Jonas de Faria Castro, Augusto Pereira, Ubaldino de Souza, Ângelo Menicucci, Carlos Hugo de Lima, Francisco Abdel Malek, Altivo Luiz da Silva Thomé, Tancredo Fídias Pinheiro Guimarães e João Bello de Oliveira, que deram prosseguimento aos trabalhos elegendo uma diretoria provisória para a implantação da associação, composta da seguinte forma: presidente Ercílio Hosken, vice Ubaldino de Souza, secretário Luís Carlos Portilho e tesoureiro Carlos Hugo Lima.

Desde então a ACIAC foi presidida por grandes homens de negócios que ajudaram a erguer uma entidade de vanguarda que conquistou protagonismo na defesa dos interesses dos empresários e comerciantes da cidade de Carangola/MG. Com o apoio da Diretoria, os presidentes que passaram pela ACIAC tiveram a sensibilidade de antever que o papel institucional da Associação Comercial ia além da representação dos interesses de um só grupo. Era preciso construir e transformar a cidade de Carangola e a região da Zona da Mata Mineira numa sociedade justa e aberta.

Com colaboradores dinâmicos e parcerias especializadas, a ACIAC tem se destacado no apoio ao empreendedorismo local, desenvolvendo projetos essenciais para capacitação de pessoas e para defesa da livre-iniciativa.

Em sua longa história a ACIAC sempre se posicionou a favor da democracia e dos interesses coletivos, acreditando na ordem e na segurança jurídica que são elementos essenciais para o crescimento da nação.

OBJETIVOS DA ACIAC

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Carangola-ACIAC é uma entidade privada e sem fins lucrativos, com sede própria e que se mantém com a mensalidade de seus associados e dos serviços prestados ao público em geral. Como entidade de classe, o seu objetivo maior é a defesa dos direitos e interesses da classe empresarial, bem como ampliar e aprimorar os serviços destinados à proteção e desenvolvimento das empresas, além de participar ativamente do progresso e da vida econômica do Município de Carangola/MG e da região da Zona da Mata Mineira.

Como entidade de classe a ACIAC atua para representar, defender e promover o desenvolvimento do Comércio local, visando a sustentabilidade e valorização do Empresário/Comerciante e de seus colaboradores.