Segundo o presidente do BDMG, Sergio Gusmão, por meio das linhas do BDMG Solidário, o Banco está atento à realidade social neste período do ano. “Disponibilizamos recursos em condições bastante acessíveis para o pequeno empreendedor e para as prefeituras em situação emergencial. É uma forma de o Banco agilizar a normalização de atividades que geram renda e desenvolvimento para a população”, afirma.

O BDMG Solidário contempla a oferta de carência intermediária de 6 meses para os municípios e empresas atingidas pelas chuvas e com decreto de calamidade.

PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Para as micro e pequenas empresas de cidades em situação de emergência/calamidade, o BDMG Solidário conta com taxas de juros a partir de 0,83% ao mês, com pagamento em até 48 parcelas fixas e carência de até três meses. Para requisitar o crédito, o município precisa apresentar ao Banco decreto de situação de emergência e/ou calamidade pública.

São financiáveis compras de máquinas rodoviárias e equipamentos para pavimentação; reformas em edificações públicas municipais; sistemas de abastecimento de água, tratamento de esgoto e de resíduos sólidos urbanos; e infraestrutura e drenagem urbanas. Os itens financiáveis devem ser vinculados ao motivo da situação de emergência ou de calamidade pública.

O crédito pode ser solicitado, de forma ágil e sem burocracia, pela plataforma digital do BDMG: www.bdmg.mg.gov.br

PARA MUNICÍPIOS

Com a linha BDMG Solidário Municípios, as prefeituras têm a possibilidade de obter financiamento para reparos dos danos sofridos em até metade do tempo do trâmite normal. Além da priorização da análise pela equipe do BDMG, a nova linha do Banco oferece algumas vantagens em relação às usuais linhas de financiamento disponibilizadas via Edital dos Municípios:

O prazo máximo de pagamento, antes de até 72 meses, foi estendido para até 84 meses. As taxas são acessíveis: 6% ao ano mais SELIC, com carência de até 12 meses. As cidades com IDH menor do que a média do Estado de Minas Gerais terão juros ainda menores: 5%, mais SELIC, com os mesmos prazos.

O limite de financiamento por município é de até R$ 5 milhões por meio da linha, dependendo também da sua capacidade de pagamento. Para mais esclarecimentos, as prefeituras pode, entrar em contato com o BDMG pelo email bdmgmunicipio@bdmg.mg.gov.br.

São financiáveis compras de máquinas rodoviárias e equipamentos para pavimentação; reformas em edificações públicas municipais; sistemas de abastecimento de água, tratamento de esgoto e de resíduos sólidos urbanos; e infraestrutura e drenagem urbanas. Estes itens devem estar vinculados ao motivo da situação de emergência ou de calamidade pública.

Para ter acesso ao BDMG Solidário Municípios, o município precisa ter a situação de emergência ou de calamidade reconhecida pelos governos estadual e federal, e publicada no Diário Oficial da União.